terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Determinismos

Biológico: comportamento determinado pel corpo

Acreditava-se que por meio da biologia e do corpo as pessoas tinham determinado comportamento. Como justificar um ato ou proibir uma criança por ela ser criança; dizer que os mais inteligentes são os japoneses. Mas o que acontece é uma questão cultural: por causa da cultura a criança é privada de alguns atos, mas nada impede que ela faça; um japones pode até ser mais inteligente, mas isso porque sua cultura é mais estudiosa e não por uma questão de genes.

Geográfico: comportamento determinado pelo meio

A mesma coisa acontecia com as diversas partes do mundo. Pessoas de várias regiões eram nomeadas mais sérias, mais divertidas... como se o meio - frio, calor... - determinasse o comportamento, mas não. O que determina é a cultura do local. Essa sim pode ter sido influênciada pelo ambiente.

Nenhum comentário:

TURMA 2J

Esse foi o semestre vivido pela turma 2J de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (1º semestre de 2008).

Escolha o curso no menu ao lado e confira todo o conteúdo das aulas, textos lidos, slides... que foi estudado durante o semestre.

Para receber mais informações sobre os conteúdes, envie e-mail para mackjornalistas@gmail.com

Carlos Eduardo Xavier

Minha foto
Atendo pelo nome Carlos Eduardo Xavier. Nasci em Assis (SP) no dia 17/12/1987 e logo me mudei para Cerejeiras (RO), onde passei minha infância, melhor fase da minha vida. Novamente em Assis, termino a escola e o colegial. Vou morar na Itália, onde passo um ano convivendo com pessoas de mais de 100 nacionalidades. Em Loppiano (Firenze - Itália) é que aprendi a viver o que a vida sempre me ensinou. Assis pela terceira vez me recebe, mas por somente seis meses. De lá vou para a capital do estado, onde, agora, faço Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. MSN... cadu_gen@hotmail.com