segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Virtuoso e Consciência

Virtuoso...

Depois da lenda do anel de Sócrates, aquele poderoso que ao girá-lo no dedo tornava quem o possuia invisível (mais ou menos como no filme O Senhor dos Anéis), veio a pergunta: o homem é virtuoso em quais momentos? Será que desaparecer o deixa menos virtuoso? Não precisamos desse anel nos dias de hoje para contemporaneizarmos essa questão. Quando uma pessoa está sozinha, age ela de acordo com as suas virtudes ou passa a contrariá-las?

Dilema da vida humana...

De uma história real de uma mulher presa em um campo de concentração durante a guerra, nos colocamos diante de um exemplo de dilema da vida humana. Ela estava presa e pensava ter marido e filho assasinado. Um dia, ao saber que viviam ainda e que a procuravam sem descanço, resolver tentar sair dali. As opções eram três: morrendo, pegando uma doença grave ou engravidando. Escolheu a última e teve a ajuda de um guarda. Alguns diriam dos males o menor, mas ela enfrentou um dilema: fazer algo contra seus princípios (adultério) para algo a favor de seus princípios. Para completar, o marido, ao saber, quis logo saber o nome do guarda para poder dá-lo ao seu novo filho em agradecimento por ter a mulher de volta.

Consciência...

O centro da vida moral está na consciência. CONSENTIR é a ação que justifica moralmente o mal de uma pessoa. Uma vingança por exemplo pode ser moralmente errada ou não. Se houver o consentimento, aí é que mora o perigo. Porém isso não nega a negatividade do ato e a falta de controle, digamos assim, para os casos que são feitos inconscientes (como revidar um soco na hora).

Nenhum comentário:

TURMA 2J

Esse foi o semestre vivido pela turma 2J de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (1º semestre de 2008).

Escolha o curso no menu ao lado e confira todo o conteúdo das aulas, textos lidos, slides... que foi estudado durante o semestre.

Para receber mais informações sobre os conteúdes, envie e-mail para mackjornalistas@gmail.com

Carlos Eduardo Xavier

Minha foto
Atendo pelo nome Carlos Eduardo Xavier. Nasci em Assis (SP) no dia 17/12/1987 e logo me mudei para Cerejeiras (RO), onde passei minha infância, melhor fase da minha vida. Novamente em Assis, termino a escola e o colegial. Vou morar na Itália, onde passo um ano convivendo com pessoas de mais de 100 nacionalidades. Em Loppiano (Firenze - Itália) é que aprendi a viver o que a vida sempre me ensinou. Assis pela terceira vez me recebe, mas por somente seis meses. De lá vou para a capital do estado, onde, agora, faço Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. MSN... cadu_gen@hotmail.com