terça-feira, 18 de março de 2008

Indústria cultural e Massa

Principais fatores:

1- Cultura como mercadoria
2- Padronização de tudo
3- Produção profissional

Tudo vira produto numa sociedade. O novo é algo arriscado, o velho que trás lucro, não. Os meios nem se preocupam em dizer que são só entretenimento. Esse entreter padronizado infantiliza o ser, causa uma subordinação e dominação crescentes.

Não existe mais produtor e consumidor: ambos são a mesma coisa.

Quem se recusa à padronização fica "marginalizado".

-----

ADORNO: ele critica a cultura de massa (Indústria Cultural) dizendo que ela é uma anti-cultura, pois cultura requer trabalho e não diversão; e é um privilégio de poucos.

-----

"Divertir-se é estar de acordo!"

Ocorre uma identificação do sujeito com a Indústria Cultural: ele se vê dentro dela, mas ao mesmo tempo longe. Sonha em participar dela, em virar herói.

Nenhum comentário:

TURMA 2J

Esse foi o semestre vivido pela turma 2J de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (1º semestre de 2008).

Escolha o curso no menu ao lado e confira todo o conteúdo das aulas, textos lidos, slides... que foi estudado durante o semestre.

Para receber mais informações sobre os conteúdes, envie e-mail para mackjornalistas@gmail.com

Carlos Eduardo Xavier

Minha foto
Atendo pelo nome Carlos Eduardo Xavier. Nasci em Assis (SP) no dia 17/12/1987 e logo me mudei para Cerejeiras (RO), onde passei minha infância, melhor fase da minha vida. Novamente em Assis, termino a escola e o colegial. Vou morar na Itália, onde passo um ano convivendo com pessoas de mais de 100 nacionalidades. Em Loppiano (Firenze - Itália) é que aprendi a viver o que a vida sempre me ensinou. Assis pela terceira vez me recebe, mas por somente seis meses. De lá vou para a capital do estado, onde, agora, faço Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. MSN... cadu_gen@hotmail.com