terça-feira, 1 de abril de 2008

Fordismo e Pós-Fordismo

Fordismo >>> Produção em Massa
Pós-Fordismo >>> Produção Flexível

Com o Pós-Fordismo a produção é feita em pequena escala e o que vende é a marca e não o produto (valor simbólico).

Isso gera uma fragmentação da cultura. Os principais vetores são: A INFORMÁTICA e a COMUNICAÇÃO.

-----

FORDISMO

A década de 70 marca a mudança da modernidade para a pós-modernidade. O fordismo cria o mercado de massa (produtos iguais feitos em grande escala). Nasce um ciclo: produz mais, ganha mais, compra mais, produz mais...

Como encheram a população de mercadoria, os EUA, buscam a exportação. Assim eles impõem seus produtos ao mundo. Exporta-se o capitalismo e não a mercadoria.

Com isso se rompe o acordo fordista: pagavam muito aos trabalhadores para que eles produzissem mais. Vem a informatização e a comunicação para "criar" o pós-fordismo.

PÓS-FORDISMO

"Não queremos vender 1000 vezes o mesmo produto, mas vender o mesmo produto 1000 vezes" (pensamento pós-fordista)

A grande produção acaba e começa a pequena. Surge a ilusão de não ser mais massificado: "meu carro é diferente do dele!", mas ambos tem o produto CARRO. A indústria oferece o produto do jeito que você quer, e faz com que você troque ele com uma determinada frequência. Assim, a TROCA virou um valor. Troca-se de roupa por trocar e não por necessidade.

Na esfera pública surgem os pequenos grupos: tudo se fragmenta. Cada um agora vai lutar pelo seu ideal, e não por um ideal comum da humanidade.

Nenhum comentário:

TURMA 2J

Esse foi o semestre vivido pela turma 2J de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (1º semestre de 2008).

Escolha o curso no menu ao lado e confira todo o conteúdo das aulas, textos lidos, slides... que foi estudado durante o semestre.

Para receber mais informações sobre os conteúdes, envie e-mail para mackjornalistas@gmail.com

Carlos Eduardo Xavier

Minha foto
Atendo pelo nome Carlos Eduardo Xavier. Nasci em Assis (SP) no dia 17/12/1987 e logo me mudei para Cerejeiras (RO), onde passei minha infância, melhor fase da minha vida. Novamente em Assis, termino a escola e o colegial. Vou morar na Itália, onde passo um ano convivendo com pessoas de mais de 100 nacionalidades. Em Loppiano (Firenze - Itália) é que aprendi a viver o que a vida sempre me ensinou. Assis pela terceira vez me recebe, mas por somente seis meses. De lá vou para a capital do estado, onde, agora, faço Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. MSN... cadu_gen@hotmail.com