terça-feira, 13 de maio de 2008

Cibercultura - Ficha...

LEVY, Pierre. “O movimento social da cibercultura”. In:____. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2001, p. 123-134.

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PARTE 1

- [...] Sustentar: A emergência do ciberespaço é fruto de um verdadeiro movimento social, com seu grupo líder (a juventude metropolitana escolarizada), suas palavras de ordem (interconexão, criação de comunidades virtuais, inteligência coletiva) e suas aspirações coerentes.
- Do mais básico ao mais elaborado, três princípios orientam o crescimento inicial do ciberespaço: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva.
A interconexão constitui a humanidade em um continuo sem fronteiras [...] tece um universal por contato.
- Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimentos, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais. [...] as comunidades virtuais exploram novas formas de opinião pública. Sabemos que o destino da opinião pública encontra-se intimamente ligado ao da democracia moderna.
- A cibercultura é a expressão da aspiração de construção de um laço social, que não seria fundado nem sobre links territoriais, nem sobre relações institucionais, nem sobre as relações de poder, mas sobre a reunião entorno de centros de interesses comuns, sobre o jogo, sobre o compartilhamento do saber, sobre a aprendizagem cooperativa, sobre processos abertos de colaboração.
- Cada um dos três aspectos constitui a condição necessária para isto: não há comunidade virtual sem interconexão, não há inteligência coletiva em grande escala sem virtualização ou desterritorialização das comunidades no ciberespaço.

PARTE 2

A cibercultura seria fonte de exclusão?
- Esse risco é real. [...] é preciso observar a tendência de conexão e nos seus números absolutos. [...] os excluídos serão portanto, numericamente, cada vez menos. [...] será cada vez mais fácil e barato conectar-se. [...] qualquer avanço nos sistemas de comunicação acarreta necessariamente alguma exclusão.
- Não basta estar na frente de uma tela, munido de todas as interfaces amigáveis que se possa pensar, para superar uma situação de inferioridade. É preciso antes de mais nada estar em condições de participar ativamente dos processos de inteligência coletiva que representam o principal interesse do ciberespaço.

A diversidade das línguas e das culturas encontra-se ameaçada pelo ciberespaço?
- Um dos principais significados da emergência do ciberespaço é o desenvolvimento de uma alternativa as mídias de massa.
- O fim dos monopólios da expressão publica. Qualquer grupo ou indivíduo pode ter, a partir de agora, os meios técnicos para dirigir-se, a baixo custo, a um imenso público internacional.
- A crescente variedade dos modos de expressão. [...] novas formas de escrever imagens, novas retóricas da interatividade são inventadas.
- A disponibilidade progressiva de instrumentos de filtragem e de navegação no dilúvio informacional.
- O desenvolvimento das comunidades virtuais e dos contatos interpessoais a distancia por afinidade. As pessoas que povoam e nutrem o ciberespaço constituem sua principal riqueza. [...] ora, o ciberespaço permite, cada dia mais facilmente, encontrar pessoas a partir de seus endereços no espaço das competências e dos temas de interesse.

A cibercultura não é sinônimo de caos e confusão?
- O funcionamento da rede depende essencialmente, portanto da responsabilidade dos fornecedores e usuários de informação em um espaço público.
- Finalmente, toda inteligência coletiva no mundo jamais ira pressentir da inteligência pessoal, do esforço individual e do tempo necessário para aprender, pesquisar, avaliar, integrar-se às diversas comunidades, mesmo que virtuais. A rede jamais pensará em seu lugar, e é melhor assim.

A cibercultura encontra-se em ruptura com os valores fundadores da modernidade européia?
- A cibercultura pode ser considerada como herdeira legitima (ainda que longínqua) do projeto progressista dos filósofos do século XVIII. De fato, ela valoriza a participação em comunidades de debate e de argumentação.
- Na era das mídias eletrônicas, a igualdade é realizada enquanto possibilidade para que cada um emita para todos; a liberdade é objetivada por meio de programas de codificação e do acesso transfronteiriço a diversas comunidades virtuais; a fraternidade enfim, transparece na interconexão mundial.
- A cibercultura surge como a solução parcial para os problemas da época anterior, mas constitui em si mesma um imenso campo de problemas e de conflitos para os quais nenhuma perspectiva de solução global já pode ser traçada claramente. [...] Em certo sentido, continua a grande tradição da cultura européia. Em outro, transmuta o conceito de cultura.

Conclusão
- Longe de ser uma subcultura dos fanáticos pela rede, a cibercultura expressa uma mutação fundamental da própria essência da cultura. [...] Da mesma forma, a ciência supostamente exprime o (e vale pelo) progresso intelectual do conjunto dos seres humanos, sem exclusões. Os sábios são os delegados da espécie, e os triunfos do conhecimento exato são os da humanidade em seu conjunto.

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TURMA 2J

Esse foi o semestre vivido pela turma 2J de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (1º semestre de 2008).

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Carlos Eduardo Xavier

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Atendo pelo nome Carlos Eduardo Xavier. Nasci em Assis (SP) no dia 17/12/1987 e logo me mudei para Cerejeiras (RO), onde passei minha infância, melhor fase da minha vida. Novamente em Assis, termino a escola e o colegial. Vou morar na Itália, onde passo um ano convivendo com pessoas de mais de 100 nacionalidades. Em Loppiano (Firenze - Itália) é que aprendi a viver o que a vida sempre me ensinou. Assis pela terceira vez me recebe, mas por somente seis meses. De lá vou para a capital do estado, onde, agora, faço Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. MSN... cadu_gen@hotmail.com