quinta-feira, 10 de abril de 2008

Capítulos 5, 6 e 7 - Ficha...

Modelo metodológico: leitura e prática da pesquisa.

- A noção de modelo de interpretação metodológica implica duas funções: descritiva e crítica. [...] descrição, que nunca é neutra.
- Há, portanto, três princípios básicos envolvidos na produção do discurso científico a que o modelo metodológico deve atender: o princípio da não-contradição interna, pelo qual o modelo deve dar conta do tempo lógico em que o discurso se inscreve; o princípio da não-contradição externa, que exige que se dê conta do tempo histórico presente na obra; o princípio da responsabilidade científica, que reclama do autor do discurso o desempenho consciente em sua produção.

Modelo metodológico: as instâncias da pesquisa.

- A instância epistemológica: é a instância que exerce uma função de vigilância crítica na pesquisa. [...] se traduz em movimentos ou operações destinadas à explicitação dos obstáculos epistemológicos da pesquisa e sua autocorreção e à construção do objeto científico.
- As operações epistemológicas que cada um propõe vão se concretizar em soluções específicas para questões como a objetividade, a causalidade, a formação de inferências, a generalização, as leis etc.
- Essas operações são a ruptura epistemológica e a construção do objeto científico.
- A ruptura epistemológica: a primeira operação é [...] entre o objeto científico e o objeto real ou concreto.
- A construção do objeto científico: [...] O ponto de vista, diz Saussure, cria o objeto.
- “A objetivação é o conjunto dos métodos e das técnicas que elaboram o objetivo de conhecimento ao qual se refere a investigação” (P. De Bruyne)

A instância teórica
- É o lugar de formulação sistemática das hipóteses e dos conceitos, da definição da problemática e da proposição de regras de interpretação.
- [...] ser o meio de ruptura epistemológico em face das pré-noções do senso comum.
- [...] contexto da prova (grifo meu) é aquele em que levantamos a questão de saber se aceitamos ou rejeitamos as hipóteses e as teorias.
- O contexto da descoberta (grifo meu) é aquele no qual nos perguntamos como encontramos e como construímos nossas hipóteses e teorias.

Modelo metodológico: as fases da pesquisa.

- [...] a primeira fase da pesquisa empírica é constituída por operações de caráter totalmente teórico feitas sempre em função do fenômeno de comunicação que se quer investigar.
- TABELA COM MODELO METODOLÓGICO
- O problema da pesquisa: este problema situa-se num conjunto mais amplo, que é o assunto ou tema da pesquisa. Este é escolhido e aquele é constituído pelo investigador. [...] Uma vez que o assunto traz em si uma problemática sempre vinculada a um modelo teórico, é mediante um procedimento quase sempre dedutivo que se chega a especificar o problema da pesquisa.
- Quadro teórico da referência: [...] descrever o que se chama de “estado de conhecimento” do problema, o que pressupõe a realização de uma pesquisa bibliográfica específica.
- A amostragem: [...] delimitar o universo de investigação.
- As técnicas de coleta: [...] são propriamente técnicas de observação ou de investigação (questionário, entrevista, história de vida etc.).
- A descrição: [...] trata-se na prática de proceder a uma manipulação dos dados que implica: 1) realizar o tratamento estatístico, ou seja, fazer tabulações [...]; 2) assegurar o “domínio” sobre a massa de dados coletados [...]; 3) conseguir um conhecimento prévio das possibilidades da documentação em relação aos objetivos teóricos e práticos da investigação.
- A interpretação: [...] é a fase que envolve a teorização dos dados empíricos dentro da perspectiva teórica adotada no início da pesquisa.

Conclusão
- Em primeiro lugar, apresenta-se a necessidade do conhecimento metodológico.
- Em segundo lugar está a necessidade do exercício da vigilância epistemológica ou da crítica do conhecimento que se está produzindo.
- Em terceiro lugar está a necessidade do exercício da crítica aos obstáculos metodológicos que se apresentam dentro do processo de investigação.
- Em quarto lugar, as opções e decisões que caracterizam o trabalho metodológico tocam diretamente a questão da responsabilidade científica do pesquisador.
- ESTRUTURA DOS 11 PONTOS BÁSICOS DO MODELO METODOLÓGICO DA PESQUISA EMPÍRICA EM COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

TURMA 2J

Esse foi o semestre vivido pela turma 2J de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (1º semestre de 2008).

Escolha o curso no menu ao lado e confira todo o conteúdo das aulas, textos lidos, slides... que foi estudado durante o semestre.

Para receber mais informações sobre os conteúdes, envie e-mail para mackjornalistas@gmail.com

Carlos Eduardo Xavier

Minha foto
Atendo pelo nome Carlos Eduardo Xavier. Nasci em Assis (SP) no dia 17/12/1987 e logo me mudei para Cerejeiras (RO), onde passei minha infância, melhor fase da minha vida. Novamente em Assis, termino a escola e o colegial. Vou morar na Itália, onde passo um ano convivendo com pessoas de mais de 100 nacionalidades. Em Loppiano (Firenze - Itália) é que aprendi a viver o que a vida sempre me ensinou. Assis pela terceira vez me recebe, mas por somente seis meses. De lá vou para a capital do estado, onde, agora, faço Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. MSN... cadu_gen@hotmail.com