sexta-feira, 14 de março de 2008

Liberalismo e Neoliberalismo

Teoria Liberal
Cidadania era visto como revolução. Pregava-se a igualdade de direitos para todos. O Estado devia dar oportunidades iguais para todos.

Neoliberalismo
No pós-guerra, surge a política do well fare state: através dos impostos, o Estado teria que dar as condições mínimas de saúde, habitação, educação... Mas essa proposta é dúbia, pois causa acomodação social se ocorrer tudo muito bem, uam vez que ninguém vai querer mais, já tem o básico e assim está bom; pois causa manipulação da massa se mal administrada, uma vez que todos têm o mesmo direito, porém não com a mesma qualidade.

Hoje...
São dois os fatores que influenciam na cidadania: a Tecnologia e o Consumo. O primeiro, do Greco TECNE, que significa conhecimento, equivale à informação. Um analfabeto digital encontra-se fora da informação tecnológica. Quase tudo é influenciado por ela e isso é bom, pois facilita muito a vida humana. Lógico que alguns fazem o mau uso dela. O segundo, é visto até mesmo nas relações: hoje não se relaciona, se consome! Tudo está rodeado por interesses. Isso cria uma sociedade do desperdício.

Estamos longe do nosso ideal...
Para nos aproximarmos de um mundo mais “cidadão” é preciso revolucionar: primeiramente internamente, depois comunitariamente, para chegar à revolução política.

Nenhum comentário:

TURMA 2J

Esse foi o semestre vivido pela turma 2J de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (1º semestre de 2008).

Escolha o curso no menu ao lado e confira todo o conteúdo das aulas, textos lidos, slides... que foi estudado durante o semestre.

Para receber mais informações sobre os conteúdes, envie e-mail para mackjornalistas@gmail.com

Carlos Eduardo Xavier

Minha foto
Atendo pelo nome Carlos Eduardo Xavier. Nasci em Assis (SP) no dia 17/12/1987 e logo me mudei para Cerejeiras (RO), onde passei minha infância, melhor fase da minha vida. Novamente em Assis, termino a escola e o colegial. Vou morar na Itália, onde passo um ano convivendo com pessoas de mais de 100 nacionalidades. Em Loppiano (Firenze - Itália) é que aprendi a viver o que a vida sempre me ensinou. Assis pela terceira vez me recebe, mas por somente seis meses. De lá vou para a capital do estado, onde, agora, faço Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. MSN... cadu_gen@hotmail.com