terça-feira, 13 de maio de 2008

Pierre Levy - Otimista

A cibercultura é vista por ele como uma relação social refletindo aspirações individuais e coletivas. O desejo do computador nasceu com o Hippies dos anos 70; eles queriam computadores para todos, a democratização em rede.

O desejo da informática:

- Interconexão: é possível se comunuicar com o mundo inteiro com um só produto, o computador. Quebra a distância ( que fica igual a zero) e o tempo (que também se anula).
- Comunidades virtuais: as pessoas se organizam em grupos de acordo com seus interesses. Assim cada um pode crescer mais naquele assunto, naquela prática. Ocorre uma troca de experiências para ajudar a viver.
- Inteligência coletiva: Toda o saber está unido. Uma vez na rede é possível acessar todos os assuntos e se integrar deles, compartilhar, completar, formando uma inteligência comum.

Um programa sem conteúdo nem Objetivo:

A informática não possui um programa de conteúdos a ser seguido, é livre. Muito menos possui um objetivo, uma finalidade. É o todo que faz a parte e a parte que faz o todo: o programa se auto regula através das pequenas partes que o frequentam.

PERGUNTAS FREQUENTES:

---- A cibercultura é fonte de exclusão? ----
Sim, mas que tecnologia que não foi assim no início. Até a escrita é uma forma de exclusão para os analfabetos.

---- Ela ameaça a diversidade? ----
Não, pelo contrário, ajuda. Com a cibercultura podemos ter acesso à todas as culturas no mundo. Lógico que é preciso ter uma linguagem em comum para chegarmos à elas. A língua escolhida é o Inglês. Nas ciências também é assim, tem que existir um sistema internacional.

---- Implica Caos e Confusão? ----
Por ser livre, qualquer um pode emitir, se comunicar por meio dela, parece que sim, gera caos. Mas se formos analisar, cada site possui um termo de responsabilidade e quem não cumprir está fora. Cada site possui uma imagem empresarial a zelar, portanto procura evitar erros.

---- Rompe com os ideias modernos? ----
...

Nenhum comentário:

TURMA 2J

Esse foi o semestre vivido pela turma 2J de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (1º semestre de 2008).

Escolha o curso no menu ao lado e confira todo o conteúdo das aulas, textos lidos, slides... que foi estudado durante o semestre.

Para receber mais informações sobre os conteúdes, envie e-mail para mackjornalistas@gmail.com

Carlos Eduardo Xavier

Minha foto
Atendo pelo nome Carlos Eduardo Xavier. Nasci em Assis (SP) no dia 17/12/1987 e logo me mudei para Cerejeiras (RO), onde passei minha infância, melhor fase da minha vida. Novamente em Assis, termino a escola e o colegial. Vou morar na Itália, onde passo um ano convivendo com pessoas de mais de 100 nacionalidades. Em Loppiano (Firenze - Itália) é que aprendi a viver o que a vida sempre me ensinou. Assis pela terceira vez me recebe, mas por somente seis meses. De lá vou para a capital do estado, onde, agora, faço Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. MSN... cadu_gen@hotmail.com