terça-feira, 4 de março de 2008

Conversa de jornalista...

Como se apresentar em uma entrevista?

Eis algumas questões dos estudantes de jornalismo. Uma entrevista tem sua importância e por isso não se deve fazê-la de qualquer jeito. Um primeiro passo seria a apresentação, mas como? Dizendo o nome e a empresa para possibilitar que o entrevistado saiba qual o meio que divulgará o que vai falar, ou o que não vai falar! É bom apresentar o assunto da pauta, até mesmo porque assim as respostas já saem direcionadas. Porém essa não é uma regra geral. Em caso de investigação não seria bom se identificar, nem mesmo dizer o motivo que esta ali ("vim fazer uma matéria sobre venda ilegal de drogas"). Tomando o cuidado necessário e vendo o que cada situação pede o que não pode acontecer é fugir da ética jornalista, que é a mesma que a do carpinteiro: "faça aos outros o que gostaria que fosse feito a ti".

Até que ponto vai a privacidade? e o perigo?

Temos que estar atentos com a privacidade das pessoas. Cameras escondidas, gravação telefônica sem autorização só valem para nos encriminar dizendo que invadimos aquele lugar sem autorização. Essas invasões são perigosas, mas ainda mais são as guerras, as favelas. Para cobrir um evento perigoso assim existem vários motivos, dois de maior valor: 1º porque é utilidade pública informar o que está acontecendo; 2º porque é de interesse - seja finaceiro, seja pessoal, seja profissional - do correspondente. Até que ponto chegar? E vale a pena chegar? Essas são questões que ficaram fortes depois da morte de Tim Lopes (jornalista da globo morto por traficantes). Como a resposta para cobrir algo assim é pessoal, cabe a responsabilidade àquele que aceitou, ou seja, assumir os riscos da profissão.

Nenhum comentário:

TURMA 2J

Esse foi o semestre vivido pela turma 2J de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (1º semestre de 2008).

Escolha o curso no menu ao lado e confira todo o conteúdo das aulas, textos lidos, slides... que foi estudado durante o semestre.

Para receber mais informações sobre os conteúdes, envie e-mail para mackjornalistas@gmail.com

Carlos Eduardo Xavier

Minha foto
Atendo pelo nome Carlos Eduardo Xavier. Nasci em Assis (SP) no dia 17/12/1987 e logo me mudei para Cerejeiras (RO), onde passei minha infância, melhor fase da minha vida. Novamente em Assis, termino a escola e o colegial. Vou morar na Itália, onde passo um ano convivendo com pessoas de mais de 100 nacionalidades. Em Loppiano (Firenze - Itália) é que aprendi a viver o que a vida sempre me ensinou. Assis pela terceira vez me recebe, mas por somente seis meses. De lá vou para a capital do estado, onde, agora, faço Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. MSN... cadu_gen@hotmail.com