terça-feira, 4 de março de 2008

Teoria Linguística - Ficha...

Ferdinand de Saussure (1857-1913), [...] a língua é uma “instituição social”, enquanto a palavra é um ato individual. Enquanto instituição social, a língua é um sistema organizado de signos que exprimem idéias;

Saussure sonhara uma ciência geral de todas as linguagens (falada ou não) [...] nós a chamaremos de semiologia (do grego semeion, signo).

Caberá a Roland Barthes (1915-1980) aceitar o desafio.

“A semiologia tem por objeto todo o sistema de signos, qualquer que seja sua substância, quaisquer que sejam seus limites: as imagens, os gestos, os sons melódicas os objetos e os complexos dessas substâncias que encontramos em ritos, protocolos....” (artigo publicado na revista Communications – 1964)

Barthes ordena os elementos fundamentais desse projeto [...]: 1) língua e palavra; 2) Significante e significado; 3) sistema e sintagma; 4) denotação e conotação.

Para o discurso do estudo da mídia, dois desses binômios revelam-se particularmente importantes: significante-significado e denotação-conotação.

O esquema de toda a comunicação apresenta seis elementos constitutivos e responde a seis funções: [...] emissor; destinatário; mensagem; contexto; contato; código. [...] O modelo de comunicação formulado por Jakobson articula-se sobre a teoria matemática da informação.

Em 1957, em seu livro Mitologias, Barthes enfatiza a importância do “desenvolvimento da publicidade, [...] que torna mais urgente do que nunca a constituição de uma ciência semiológica”.

Em 1960, o Centro de Estudos das Comunicações de Massa (CECMAS) é criado no interior da Escola Prática de Altos Estudos. [...] representa a primeira tentativa séria de constituir na França um círculo e uma problemática de pesquisa em comunicação. Seu programa consiste na análise das “relações entre a sociedade global e as comunidades de massa, que se integram funcionalmente a ela”.

Em torno de Georges Friedmann se reúnem Edgar Morin e Roland Barthes. [...] Barthes é o único a se situar na órbita do estruturalismo.

Nenhum comentário:

TURMA 2J

Esse foi o semestre vivido pela turma 2J de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (1º semestre de 2008).

Escolha o curso no menu ao lado e confira todo o conteúdo das aulas, textos lidos, slides... que foi estudado durante o semestre.

Para receber mais informações sobre os conteúdes, envie e-mail para mackjornalistas@gmail.com

Carlos Eduardo Xavier

Minha foto
Atendo pelo nome Carlos Eduardo Xavier. Nasci em Assis (SP) no dia 17/12/1987 e logo me mudei para Cerejeiras (RO), onde passei minha infância, melhor fase da minha vida. Novamente em Assis, termino a escola e o colegial. Vou morar na Itália, onde passo um ano convivendo com pessoas de mais de 100 nacionalidades. Em Loppiano (Firenze - Itália) é que aprendi a viver o que a vida sempre me ensinou. Assis pela terceira vez me recebe, mas por somente seis meses. De lá vou para a capital do estado, onde, agora, faço Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. MSN... cadu_gen@hotmail.com